Tipo de anomalia dentaria que respectivamente acontece devido a um distúrbio de crescimento do elemento dental, quando a bainha epitelial de Hertig não invagina para dentro epitélio acontecendo assim a sua deformidade, em um aumento anormal da coroa e da polpa do elemento dental.
Suas raízes são curtas, com sua polpa com deslocamento no sentido apico-oclusal. Clinicamente esses diagnósticos são vistos e avaliados por meios de radiografias periapicais. O elemento dentário mais provável dessa alteração, são os molares ou multirradiculares.
Elementos dentários com essa anomalia podem ter mais dificuldades ao fazer tratamentos de endodontia, não tendo sucesso ao acessar suas raízes por conta da sua complexidade. Pacientes com Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, tem maior prevalência de terem essa alteração dentaria, porem todavia essa alteração pode não ser exclusiva somente por pacientes que tenham distúrbios genéticos.
Blibliografia da imagem -Spot view of a panoramic radiograph demonstrating taurodontia,… | Download Scientific Diagram (researchgate.net)