O Sarcoma de Kaposi (SK) é uma doença conhecida por ter ligação a pacientes imunodeprimidos, ou terem sido fortemente associada à transmissão sexual por conta da HIV, geralmente por pessoas que tenham sua sexualidade ativa. Entre suas manifestações iniciais estão acometendo a pele, as mucosas e as vísceras; tendo associação com infecção pelo herpes vírus humano do tipo 8.
Geralmente na cavidade oral, o sarcoma de kaposi pode afetar por qualquer uma de suas variantes. O Sarcoma de kaposi tem 4 tipos dessa variante forma epidêmica fortemente associada a SIDA, de forma, clássica e geralmente presente em homens judeus e do mediterrâneo, a de forma endêmica está presente na África equatorial antes da epidemia de SIDA.
No processo proliferativo de células vasculares pelo SK, é caracterizado pela formação de pequenos vasos atípicos e fissuras vasculares, extravasamento de eritrócitos e pela presença das células fusiformes, que são neoplásicas mediada pelas citocinas no qual a infecção é pelo vírus herpes tipo 8 (HHV-8) ou vírus herpes KS (HVSK) é fundamental para o processo de pacientes comprometidos pela HIV.
Bibliografia da imagem: