Uma das patologias de glândula salivar mais cobradas em concurso de odontologia com certeza é a Rânula!
A rânula é uma mucocele, que acomete a região de soalho bucal, sendo a localização o que diferencia uma da outra. Possui como características clínicas: tumefação azulada, flutuante e com forma de cúpula.
E quando pensamos em rânula, a glândula salivar envolvida não é uma glândula salivar menor como nos casos de mucocele. Geralmente ocorre o rompimento do ducto salivar da glândula sublingual (maior parte dos casos). Esta tumefação acontece lateralmente a linha média, o que diferencia dos cistos dermóides.
Essa compreensão na hora de estudar essa lesão é essencial, porque o cisto sebáceo por exemplo que pode possuir uma descrição semelhante a rânula, e normalmente vai-se apresentar como “tumefação na linha média de soalho bucal”, e é nessa hora que saber as características corretas do diagnóstico da rânula que vai te mostrar a resposta correta.
O tratamento inicial para essa lesão consiste em tratamentos conservadores, como marsupialização e micromarsupialização para evitar de cara remover a glândula relacionada ao desenvolvimento destas lesões.