A hiperplasia gengival associada a medicamentos se refere a um crescimento anormal dos tecidos gengivais secundário ao uso de medicamentos sistêmicos para uso de tratamento de alguma doença, que tem como o crescimento exacerbado de tecido gengival.
Quando se diz respeito no tamanho aumentado do tecido gengival se deve à maior quantidade de matriz extracelular, predominantemente colágeno. Assim sendo, designam esta alteração como aumento gengival ou crescimento gengival associado a medicamentos.
A hiperplasia gengival medicamentosa é comum em pacientes que fazem tratamento com medicamentos à base de fenitoína, nifedipina e ciclosporina-A, devido a alteração fibrótica que essas drogas causam nos tecidos gengivais.
Uma boa parte desse medicamento, como fenitoína, nifedipina e ciclosporina-A são imunossupressores, que são utilizados para diminuir as reações imunológicas do organismo, assim causando em seus efeitos o aumento gradativo da gengiva, se tornando hiperplásica por conta do excesso de colágeno produzido pelas medicações.
Bibliografia da imagem: Patologia Oral e Maxilofacial