A hepatite viral B é causada por um vírus pertencente à família Hepadnaviridae, o vírus da hepatite B (HBV). Essa doença infecciosa é causada por vários fatores quando se trata de contaminação por vias sexuais, tanto como sangue parado e secreções.
Inicialmente essas doenças que são causadas pelos vírus ocorre um processo agudo, nos primeiros meses ela diminui sendo de curta duração, sendo enfraquecida pelos anticorpos chamados anti-Hbs.
Suas formas de transmissão se dão por conta de alguns fatores: relacionamento sexuais previamente sem preservativos com uma pessoa que já está infectada, mãe infectada podendo transmitir durante a gestação, compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos), compartilhamento de materiais de uso pessoal (navalhas e laminas de barbear), instrumentos odontológicos não esterilizados devidamente correto e que não atendam as normas de biossegurança.
Seus sinais depois do contagio do vírus quando presentes, são comuns às demais doenças crônicas do fígado e costumam manifestar-se apenas em fases mais avançadas da doença na a forma de cansaço, tontura, vômitos, febre e dor abdominal. A ocorrência de pele e olhos amarelados é observada em menos de um terço dos pacientes com hepatite B.
Bibliografia da Imagem: Doença silenciosa, hepatite pode evoluir para cirrose e até câncer se não houver tratamento – SES (saude.ms.gov.br)