fbpx

Granuloma Piogênico

Granuloma Piogênico, também conhecido como tumor gravídico, geralmente mais comum em indivíduos do gênero feminino durante os anos de 20 a 27 anos, e mais comum durante a gravidez. Ele se manifesta como uma massa firme, nodulada ou plana e, geralmente sem dor , tem a presença de sangramento rápido ao toque.

A gengiva é a região mais afetada na cavidade bucal com diversas lesões resultantes de fatores que podem irritar os locais que estão em pleno desenvolvimento inflamatório, sejam eles por trauma de restaurações irregulares, acúmulo de biofilme excesso de tártaro, atrito ou batida da escova, entre outros. Essas lesões que são de fatores irritantes levam em sua origem com lesões proliferativas não neoplásicas.

O Granuloma Piogênico pode afetar a gengiva em 75% dos casos e se tem predileção pela gengiva. Na maioria dos pacientes, a irritação é resultante de uma  inflamação gengival devido as más condições de higiene oral que podem ser fatores iniciais do Granuloma.

Dentro da estomatologia o granuloma pode se estender para quatro entidades como lesões reativas hiperplásicas: Hiperplasia Fibrosa Inflamatória, Granuloma Piogênico, Fibroma Ossificante Periférico e Granuloma de Células Gigantes Periférico. Sua Epidemiologia, nesse grupo de lesões é o mais prevalente, com destaque para a hiperplasia fibrosa inflamatória, na qual acomete pessoas de idade mais avançada e do gênero feminina, pelo uso de prótese mal adaptada.

Bibliografia da imagem: Patologia Oral e Maxilofacial

Rolar para cima