A Doença Periodontal (DP) é uma infecção causada por bactérias em níveis extremos, nas quais foram modificados pelas fases inflamatórias iniciais por falta de manutenção constante de higienização bucal e por acúmulos bacterianos no periodonto. A periodontia é uma evolução de casos antigos não tratados de uma gengivite.
Os hábitos de fumar e doenças sistêmicas podem alterar o periodonto conforme a progressão e remissão da inflamação, com a diminuição de fumar e os cuidados locais. O álcool tem fatores químicos induzindo ainda mais na inflamação óssea piorando na cicatrização do local diminuindo a vascularização da área inflamada.
De acordo com Tayaka Flores de Oliveira; Fernanda Fritzen Ferrazzo; Zenir Florek, Rosane Lino Teixeira; Vitor Ricardo Correa Chechi, Paula Marco Marchiori, Marcos Massaro Takemoto Além de a idade ser um fator relevante para doença periodontal, Antonini, et al. (2013) indica existir outros fatores importantes que estimulam a doença, tais como: riscos ambientais hereditariedade, tabagismo, variação hormonal, que ocorre durante a gravidez e menopausa, doenças sistêmicas, como por exemplo, diabetes, osteoporose, HIV e, doenças cardiovasculares e higiene bucal deficiente.
Em muitos estudos, mostra que uma boa parte de pacientes que tem a periodontia são fumantes e com isso tem as maiores percas ósseas e menos sangramentos gengivais, comparados aos que não fumam.
Bibliografia da imagem patologia Oral e Maxilofacial
Bibliografia da citação https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiY7uuZn8CGAxV2ppUCHcx8CZcQFnoECBUQAQ&url=https%3A%2F%2Fuceff.edu.br%2Frevista%2Findex.php%2Frevista%2Farticle%2Fview%2F303%2F270&usg=AOvVaw3azC1xFxZQvAwsUPoORB8K&opi=89978449