É um processo de desmineralização por efeitos ácidos produzido por bactérias, essas destruições ocorrem no elemento dental começando pelo esmalte, dentina e cemento. Devido à falta de higienização constante o elemento perde seus minerais, com o excesso de bactérias e o consumo de açúcar, acumulados nas regiões oclusais de molares, entre outras faces dos dentes.
As lesões de caries nos dentes podem ser por manchas brancas ou amarronzadas, com deteriorização da estrutura, a carie é formada a partir do biofilme, na quantidade de tempo desse alimento parados sobre os dentes e a falta da higienização nas regiões.
Os dentes são formados pelas estruturas esmalte, dentina e a polpa. Conforme a degradação das estruturas o elemento se torna fraco e poroso, por falta de minerais perdidos durante o processo carioso. Em quanto a carie estiver em esmalte e dentina, poderá restabelecer a saúde do elemento com procedimentos de restauração, mas assim que toca a polpa dental pode desenvolver inflamações pulpares, dores pulsantes e edemas com presença de fistula na região.
Bibliografia da imagem Cárie dentária – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)