fbpx

Herpes

 

É uma doença causada pelo vírus herpes simplex do tipo HSV 1. Geralmente está associada o citomegalovírus e o Epstein-Barr (causador pela mononucleose, ou “doença do beijo).

Suas caraterísticas são os surgimentos de bolhas ou vesículas na cavidade bucal, promovendo ardência na região. Depois de um certo tempo essas bolhas se tornam crostas e cicatrizam com a utilização de aciclovir nessas áreas latentes. 

De acordo com Alberto Consolaro* e Maria Fernanda M-O. Consolaro, o portador de herpes simples recorrente labial pode prever com antecedência de até 24 horas o aparecimento das vesículas e bolhas, pois detecta a sintomatologia: o local fica dolorido nas primeiras 12 horas, depois torna-se discretamente edemaciado, com prurido e ardência. Quase sempre, junto com estes sintomas, o local apresenta-se eritematoso e quente. Pode-se afirmar que o paciente herpético recorrente labial sabe hoje que amanhã terá lesões recorrentes, ou seja, “no dia seguinte haverá as primeiras vesículas e bolhas”.

Pacientes sejam eles em tratamentos médicos ou odontológicos, devem se recuperar antes de voltar ao tratamento, devido a alta carga viral na região podendo contaminar locais e pessoas, por conta da sua virulência.

Bibliografia da imagem: https://www.scielo.br/j/dpress/a/sSw9XQ6DHqCQMJv5nFBpPLp/?format=pdf

Rolar para cima