fbpx

Xerostomia

É uma condição anormal por conta dos estímulos orais ocasionados por alguma doença sistêmica ou uso de medicações que inibem o processo de produção de saliva. Esses distúrbios podem acontecer em pacientes que tem diabetes e HIV/aids, pacientes que tem a síndrome de Sjögren são os mais comuns.

Por falta de estímulos na mucosa acaba desencadeando resposta com impulsos eferente provocando a liberação de acetilcolina nos terminais nervosos das glândulas salivares.

A xerostomia pode desenvolver condições diferentes de uma salivação normal, como caries, placa, mal hálito, piora na higienização e desconforto no digerir dos alimentos e candidíase oral, na maioria das pessoas com xerostomia. Essa condição atinge uma boa parte dos idosos em torno de 20%.

Os fármacos também são um dos contribuintes para o ressecamento da cavidade bucal entre eles, anticolinérgicos antiparkinsonianos, antineoplásicos, anti-hipertensivos, ansiolíticos e antidepressivo, esses são os fármacos que pode resultar na xerostomia, sendo usados para quimioterapia e doenças sistêmicas.

Bibliografia da Imagem: https://disfagiamaster.org/que-es-la-xerostomia/

 

Rolar para cima