Tipo de lesão que pode ser nas maiorias dos seus casos ter malignidade e que se manifesta através de uma placa branca com características de uma lesão plana, sobre a superfície da mucosa oral. É um tipo de lesão que se apresenta com única sobre o local e persistente, necessitando de tratamentos terapêuticos tornando em condições mais favoráveis na diminuição da lesão.
A LO está associada a vários fatores e causas especificas não tendo uma causa aparente sobre a lesão. Predominante essa lesão ataca os indivíduos entre sexta e sétima década de vida. O gênero mais comum que pode desenvolver a LO é predominantemente do sexo feminino.
Suas causas que podem ser contribuídas para aparecimento dessas lesões, como consumo crônico de tabaco, álcool entre outros consumos de elementos químicos. Essas lesões podem ser contribuídas para o aparecimento como traumas de mastigação, proteses mau adaptadas, má higienização da prótese que fica a muito tempo sobre a mucosa.
Os exames e avaliações são feitas nas regiões bucais como o exame da mucosa oral, especialmente nas áreas laterais da língua, assoalho da boca, gengiva, mucosa da bochecha, e os palatos mole e duro.
Bibliografia da Imagem: A leucoplasia é a lesão cancerígena mais frequente da cavidade bucal sendo definida como uma mancha ou – brainly.com.br