É um tumor benigno feito de vasos sanguíneos na qual se multiplicaram. Na sua etiologia está ligada a fatores como anomalias congênitas, traumas físicos, estímulos endócrinos e inflamatórios de etiologia que pode ser desconhecida, e apresentadas durante a infância.
As queixas dos pacientes sempre estarão ligadas a questão estética, por geralmente atingir regiões que se encontram em regiões visíveis, com o rosto, cabeça, pernas e braços, corpo em geral levando ao distúrbio estético.
Regiões afetadas na cavidade bucal, essas lesões podem mudar totalmente a forma de se alimentar, mastigar, deglutir e também a fala podem ser alteradas conforme o grau dessa neoplasia. Dependendo da situação pode alterar assimetria do rosto e também mudar a função dos órgãos.
Para a identificação em exames e avalições clinicas e necessário manobras semiotécnicas, a vitropressão que é a compressão da região afetada a uma placa de vidro, a lesão adquire coloração pálida, diminuindo de tamanho devido ao esvaziamento vascular.
Bibliografia da Imagem: hemangioma-infantil-cabeca-0519-1400×800 – Hepcentro