fbpx

MRONJ você sabe o que é?

MRONJ você sabe o que é?

MRONJ é a sigla em inglês para Osteonecrose dos maxilares relacionada a medicamentos (Medication-Related Osteonecrosis of the Jaw) A condição é caracterizada pela presença de áreas de necrose óssea na mandíbula ou maxila em pacientes que fazem uso crônico de bisfosfonatos, tanto por via oral quanto intravenosa, e que apresentam fatores de risco adicionais, como trauma dental ou cirurgia oral. Os bisfosfonatos são amplamente utilizados para o tratamento de doenças ósseas como osteoporose, mieloma múltiplo e câncer ósseo metastático.

Os bisfosfonatos mais relacionados à ocorrência de MRONJ são aqueles utilizados por via intravenosa, como o Ácido Zoledrônico e o Pamidronato. No entanto, também existem casos de MRONJ associados ao uso de bisfosfonatos por via oral, como o alendronato de sódio e o Risedronato, embora em menor frequência. E isso ocorre em função da potência das medicações que são administradas por via intravenosa ser maior que as administradas por via oral.

Dentro dos medicamentos antireabsortivos não só os bisfosfonatos podem causar a MRONJ, mas o denosumab também. Além dos antireabsortivos, medicações antiangiogênicas como como o bevacizumabe e o sunitinibe. Esses medicamentos são usados principalmente para o tratamento de alguns tipos de câncer, porém o risco de MRONJ parece ser menor do que com os bisfosfonatos.

A condição pode levar a sintomas como dor, inflamação e infecção, além de limitar a capacidade do paciente de se alimentar e falar adequadamente. E normalmente se manifesta clinicamente como uma exposição óssea geralmente de coloração acastanhada. Esta exposição deve ter um período mínimo de 8 semanas, o paciente não ter sido submetido a radioterapia na região de cabeça e pescoço e ter sido exposto as medicações relacionadas ao desenvolvimento da MRONJ.

A Mronj pode afetar tanto a mandíbula quanto a maxila. No entanto, a mandíbula é mais frequentemente afetada do que a maxila. Isso ocorre porque a mandíbula tem uma menor irrigação sanguínea do que a maxila, o que pode levar a um maior risco de desenvolvimento da condição. Dentre os procedimentos odontológicos, os mais invasivos e contaminados como exodontia são os que tem maior chance de desenvolvimento de MRONJ, porém tem pacientes que desenvolvem esta condição espontaneamente.

É importante ressaltar que nem todos os pacientes que utilizam bifosfonatos e denosumabe desenvolverão a Mronj e que os benefícios desses medicamentos ainda superam os riscos para muitas condições de saúde. No entanto, é fundamental que os pacientes que estão sendo tratados com esses medicamentos realizem exames odontológicos regulares e informem seus profissionais de saúde sobre o uso dessas medicações.

Rolar para cima